Democracia no Jardim de Infância: entre o aprender e o viver!

Democracia no Jardim de Infância: entre o aprender e o viver!

No ano em que mais de 2 biliões de eleitores/as em 50 países participam em algum processo eleitoral e pouco tempo após o presidente dos Estados Unidos da América ter afirmado no discurso do estado da nação que a democracia está sob ataque, torna-se urgente pensar em que medida os contextos de educação pré-escolar se… Continuar a ler

Desafios atuais da educação para a sustentabilidade na educação de infância 

Desafios atuais da educação para a sustentabilidade na educação de infância 

O objetivo desta mensagem é traçar uma perspetiva sobre a investigação no âmbito da educação para a sustentabilidade de crianças dos 0 aos 6 anos. Há cada vez mais literatura sobre o tema, com diferentes perspetivas teóricas e metodológicas [1]. Destacam-se três áreas de interesse a serem desenvolvidas: (1) estudos críticos; (2) contextos educacionais; e… Continuar a ler

Orientações Pedagógicas para Creche: Comentar é contribuir!

Orientações Pedagógicas para Creche: Comentar é contribuir!

2024 começou com uma excelente notícia para a comunidade da educação de infância: As Orientações Pedagógicas para Creche (OPC) estão disponíveis para consulta pública [1]. Através deste processo, pretende-se “promover uma reflexão alargada e potenciar a participação da sociedade em geral neste processo” [1]. Assim, até 16 de fevereiro de 2024, todos/as são chamados/as a… Continuar a ler

O poder das imagens nas salas de creche e de jardim de infância

O poder das imagens nas salas de creche e de jardim de infância

A educadora Daniela começou a trabalhar numa creche, numa substituição urgente de uma educadora. Ficou desconfortável com o que encontrou: pouco material, chão “frio”, paredes vazias. Como nunca tinha trabalhado em creche, reuniu material, recuperou os documentos da licenciatura e mestrado sobre creche, pediu sugestões, tentou conhecer cada criança, falou com auxiliares e pais. Ao… Continuar a ler

Crianças enquanto coinvestigadoras? 2 exemplos e 5 ideias principais

Crianças enquanto coinvestigadoras? 2 exemplos e 5 ideias principais

Conhece ou já esteve envolvido/a em iniciativas em que as crianças participaram, enquanto coinvestigadoras? De acordo com a Convenção sobre os Direitos das Crianças [1], estas têm o direito a expressar as suas ideias e a vê-las consideradas, nos diversos contextos em que estão inseridas, incluindo na investigação. No entanto, são ainda pouco frequentes as… Continuar a ler

Desenvolvimento profissional em contextos de educação de infância: a importância das práticas reflexivas

Desenvolvimento profissional em contextos de educação de infância: a importância das práticas reflexivas

A Sara, educadora de infância numa sala de creche, começa o seu dia a partilhar com a Rita, auxiliar de ação educativa, como tem sido difícil controlar as mordidas entre crianças na sala. A Susana esteve reunida com os pais de uma das crianças do seu grupo, esta manhã, para partilhar algumas estratégias de promoção… Continuar a ler

O legado do brincar arriscado

O legado do brincar arriscado

“Quem nunca trepou portas? Saltou uma fogueira? Explorou uma casa abandonada ou em construção? Brincou à luta? Terá o risco sido necessário? Provavelmente diria que sim e que o repetiria com a mesma ou com maior intensidade.   Nesta mensagem, falamos do brincar arriscado como elemento fundamental na promoção da saúde, do desenvolvimento e da… Continuar a ler

Do sono que não descansa à irrequietude: 7 formas de promover a qualidade do sono da criança na idade pré-escolar

Do sono que não descansa à irrequietude: 7 formas de promover a qualidade do sono da criança na idade pré-escolar

Um sono reparador é fundamental para o equilíbrio psicológico e para o comportamento da criança. Quando dormem menos que o suficiente (i.e., menos que 10 horas na idade pré-escolar [1]), as crianças podem sentir-se mais abatidas ou, pelo contrário, mais agitadas e irritáveis, o que se repercute no seu funcionamento diurno. Com efeito, um vasto… Continuar a ler

Transferência do modelo do/a educador/a e a sociedade das crianças

Transferência do modelo do/a educador/a e a sociedade das crianças

Parecem bandos de pardais à soltaOs putos, os putosSão como índios, capitães da maltaOs putos, os putosMas quando a tarde caiVai-se a revoltaSentam-se ao colo do paiÉ a ternura que volta Os putos de carlos do carmo Bandura [1,2] postulou e verificou empiricamente que as crianças aprendem com os modelos sociais do adulto. Adultos que… Continuar a ler

Acolhimento familiar de crianças e jovens em perigo: O papel dos contextos de educação de infância

Acolhimento familiar de crianças e jovens em perigo: O papel dos contextos de educação de infância

“…a criança, para o desenvolvimento harmonioso da sua personalidade, deve crescer num ambiente familiar, em clima de felicidade, amor e compreensão” (in Preâmbulo da Convenção sobre os direitos da criança) Todas as crianças têm direito a crescer numa família, que responda às suas necessidades físicas, cognitivas e psicossociais; direito a crescer num ambiente protetor, responsivo,… Continuar a ler

5 benefícios da leitura com bebés

5 benefícios da leitura com bebés

Adaptado da publicação original de Ruth Heuvelman no EarlyYearsBlog.eu. A leitura conjunta é muito benéfica para o desenvolvimento da linguagem, especialmente para os bebés. De acordo com a investigação, a leitura conjunta deve iniciar-se desde cedo [1]. Se começar a ler desde cedo, os benefícios refletem-se a curto e longo-prazo. Melhores resultados em linguagem e… Continuar a ler

‘Sou um menino, tenho o cabelo grande e gosto de jogar futebol’ – Autoconceito e autoestima em crianças

‘Sou um menino, tenho o cabelo grande e gosto de jogar futebol’ – Autoconceito e autoestima em crianças

Autoconceito e autoestima são termos muitas vezes empregues de modo indiferenciado. Contudo, são conceitos distintos, embora possam estar relacionados [1, 2, 3, 4, 5]. O autoconceito direciona-se para uma componente mais cognitiva e descritiva, ligada à perceção de competência em domínios específicos, e que se vai formando através das experiências e vivências no meio e… Continuar a ler

Abril, Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância

<strong>Abril, Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância</strong>

A proteção das crianças contra todas as formas de maus-tratos é um direito fundamental garantido na Convenção sobre os Direitos da Criança [1] e em outros tratados e normas internacionais. No entanto, os maus-tratos continuam a ser uma realidade na vida de crianças em todo o mundo, independentemente das suas circunstâncias económicas e sociais, da… Continuar a ler

O Digital e a Educação de Infância: Que competências dos profissionais? Que benefícios para as crianças?

O Digital e a Educação de Infância: Que competências dos profissionais? Que benefícios para as crianças?

Assistimos, atualmente, à proliferação da utilização da tecnologia no dia a dia das crianças, nos diversos contextos em que estão inseridas. A linguagem digital faz parte das suas vidas, desde muito cedo, através da Internet, mas também dos videojogos, dos telemóveis, ou dos tablets, aos quais recorrem para brincar, aprender e comunicar. É, também, cada… Continuar a ler

Qual a relação entre a vinculação do bebé, o stress materno e a toma de antibiótico?

<strong>Qual a relação entre a vinculação do bebé, o stress materno e a toma de antibiótico?</strong>

A investigação indica que a toma de antibióticos é mais frequente nalguns grupos de crianças. Com efeito, crianças sem problemas crónicos ou condições agudas de saúde, mas com uma vinculação insegura-ambivalente parecem ter uma probabilidade 25 vezes maior de tomarem antibiótico do que o conjunto das crianças seguras e inseguras-evitantes. Tal sucede no curto período… Continuar a ler

O efeito Pigmalião: O poder das expectativas dos/as educadores/as

<strong>O efeito Pigmalião: O poder das expectativas dos/as educadores/as</strong>

Em 1968, dois professores americanos (Robert Rosenthal e Leonore Jacobson) fizeram uma experiência com as crianças que frequentavam a sua escola [1]. No início do ano letivo, todas as crianças fizeram um teste de QI. Cerca de 20% das crianças tiveram notas bastante altas e mostraram um alto potencial de desenvolvimento. Eles comunicaram os resultados… Continuar a ler

Os Modelos Pirâmide na Construção de Contextos Inclusivos em Educação de Infância

Os Modelos Pirâmide na Construção de Contextos Inclusivos em Educação de Infância

As últimas duas décadas têm sido marcadas pelo desafio de construir ambientes de aprendizagem cada vez mais inclusivos, capazes de responder adequadamente às necessidades e características de todas as crianças, no respeito pelos princípios éticos de justiça social e de igualdade de direitos. Os sistemas Pirâmide constituem um exemplo da forma como esta construção pode… Continuar a ler

Por que é importante ter boas memórias dos contextos de educação de infância?

<strong>Por que é importante ter boas memórias dos contextos de educação de infância?</strong>

Qual é a sua memória mais antiga? Uma das primeiras memórias que tenho é de estar ao colo da  minha educadora da creche, numa cadeira de baloiço porque me doía muito a boca (acho que me estavam a nascer os dentes, não sei se foram os primeiros …). Carole Peterson, professora e investigadora na Faculdade… Continuar a ler

Falar dos direitos é um direito

Falar dos direitos é um direito

A Convenção sobre os Direitos da Criança consagra os direitos da criança (aqui considerada como qualquer pessoa com idade inferior a 18 anos) em diferentes contextos e domínios da sua vida: a sobrevivência (por ex., água, comida, ambiente), o desenvolvimento e proteção (por ex., contra o abuso, a negligência, a exploração, os conflitos armados), envolvendo… Continuar a ler

Em educação de infância, precisamos de estudos sobre…

Em educação de infância, precisamos de estudos sobre…

Recentemente, desafiamos os nossos leitores a responder à pergunta “Que investigação faz falta em educação de infância?” Hoje partilhamos as respostas que obtivemos e que traduzem necessidades, interrogações e prioridades dos/as profissionais que trabalham em creche e em jardim de infância. Que tópicos de investigação foram identificados? Que reflexões nos suscitam estas partilhas? É interessante… Continuar a ler

O que fizeram hoje na creche? Nada… ou tanta coisa, que é difícil contar!

<strong>O que fizeram hoje na creche? Nada… ou tanta coisa, que é difícil contar!</strong>

O pai do Dinis, assumo que com a melhor das intenções, todos os dias me perguntava “O que fizeram hoje?”. Ficava muito entusiasmado quando lhe mostrava um desenho, uma pintura, um objeto de plasticina moldado pelo filho, quando lhe falava da dramatização de uma história ou quando lhe entregava alguma construção que podia levar para… Continuar a ler

Capacitar as famílias ou criar oportunidades para se sentirem capazes?

Capacitar as famílias ou criar oportunidades para se sentirem capazes?

Em 1994, Dunst et al. [1] redigiram um capítulo de livro intitulado Enabling and empowering families. Este capítulo viria a ser estruturante a guiar as práticas de intervenção precoce na infância. Em Portugal não foi exceção. Estes dois conceitos chave foram traduzidos, nalguma bibliografia nacional, por capacitar e empoderar as famílias. A interpretação destes conceitos… Continuar a ler

O que são as funções executivas?

O que são as funções executivas?

A entrada para o primeiro ciclo do ensino básico representa uma das mais importantes etapas na vida de qualquer criança. Ajudá-la a estar preparada para esta transição é alvo de intenso investimento por parte de educadores, professores, psicólogos e famílias. O desenvolvimento das funções executivas nos primeiros anos auxilia a criança na transição para o… Continuar a ler