As últimas duas décadas têm sido marcadas pelo desafio de construir ambientes de aprendizagem cada vez mais inclusivos, capazes de responder adequadamente às necessidades e características de todas as crianças, no respeito pelos princípios éticos de justiça social e de igualdade de direitos. Os sistemas Pirâmide constituem um exemplo da forma como esta construção pode ser operacionalizada.

Os Sistemas Pirâmide

Como resposta à questão “como podem os apoios e serviços disponíveis ser usados para responder às necessidades de cada criança?” tem sido proposto um modelo de organização de serviços conhecido como Sistema Multinível de Apoios (Multi-tiered Systems of Support) [1, 2], ou Modelo Pirâmide. Sendo, sobretudo, um modelo organizacional, o Sistema Multinível de Apoios procede à articulação e integração de todos os recursos disponíveis para responder a diversas dimensões como o comportamento, a literacia, ou a competência socioemocional.

Esta organização dos serviços de apoio num continuum de níveis de intensidade crescente (e.g., frequência, duração, individualização, especialização), traduz para a área educativa a abordagem preventiva que contribuiu para a melhoria dos sistemas de saúde na segunda metade do século XX.  Assim, os Sistemas Multinível de Apoios, frequentemente apresentados com recurso à figura de uma pirâmide, envolvem, habitualmente, três níveis:

  • O primeiro, geralmente designado de nível universal, dirige-se a todas as crianças, promovendo ambientes educativos de qualidade, promotores da aprendizagem e do desenvolvimento.
  • O segundo dirige-se especificamente às crianças que, apesar da qualidade da oferta universal, continuam a encontrar desafios na sua aprendizagem ou a demonstrar comportamentos desafiantes.
  • O terceiro dirige-se a algumas crianças que requerem apoios mais intensivos e individualizados.

 

O Exemplo do PW-PBIS (Promoção de Comportamentos Positivos na Educação Pré-Escolar)

Na educação de infância [3], esta organização de serviços em pirâmide tem sido utilizada sobretudo:

  • na promoção do desenvolvimento socioemocional de todas as crianças,
  • na resposta às necessidades socioemocionais e comportamentais das crianças em risco,
  • no desenvolvimento de apoios para crianças com problemas sociais, emocionais ou comportamentais persistentes.

Esses modelos de intervenção, chamados, em língua inglesa Program-Wide Positive Behaviour Intervention Support (PW-PBIS), ou, em Português, Promoção de Comportamentos Positivos na Educação Pré-Escolar preocupam-se, acima de tudo, em criar um ambiente no Jardim de Infância que permita a adoção de medidas, baseadas em evidências, capazes de responder aos três objetivos identificados acima.

Dados acerca do impacto da implementação do PW-PBIS

Os resultados da implementação rigorosa de planos baseados no PW-PBIS na educação pré-escolar têm mostrado uma melhoria da qualidade dos contextos educativos, com um maior desenvolvimento das competências sociais e socioemocionais das crianças e com redução dos comportamentos problemáticos [2, 3, 4, 5, 6].

Olhando para os resultados dos estudos, torna-se evidente que a adoção de práticas consistentes com o PW-PBS pode contribuir para o desenvolvimento de contextos educativos inclusivos, que respondem às necessidades de todas as crianças, de uma forma positiva, isto é, centrada no desenvolvimento das competências sociais e socioemocionais e na prevenção dos comportamentos desafiantes.

Os resultados da investigação mostram, no entanto, que a implementação rigorosa do modelo necessita de um compromisso muito forte por parte das lideranças, e de uma fase de formação dos profissionais envolvidos [3]. Num momento em que tantos profissionais se deparam com crianças com dificuldades no seu desenvolvimento socioemocional e com comportamentos desafiantes [7, 8], o PW-PBIS poderá ser uma oportunidade para repensar a organização dos serviços prestados nos Jardins de Infância.

E no seu Jardim de Infância, alguma vez pensaram em implementar este tipo de práticas?

Se sim, no processo de construção das condições necessárias para implementação do PW-PBIS, são habitualmente recomendados os seguintes passos:

  • Constituição de uma equipa no Jardim de Infância para conduzir a iniciativa;
  • A equipa deve assegurar o envolvimento de todos os profissionais e a sua adesão ao modelo;
  • Desenho de um plano de ação que estabeleça as práticas que devem ser adotadas, mantidas ou melhoradas;
  • Desenvolvimento dos apoios necessários para assegurar a implementação fiel do plano;
  • Recolha contínua de dados para assegurar o progresso do programa.

Se tiver interesse, não deixe de ir visitando o site do Projeto PBS-ECEC (Implementação de Sistemas de Promoção de Comportamentos Positivos na Educação Pré-Escolar), para obter mais informação!

Referências

[1] Choi, J.H., McCart, A.B., & Sailor, W. (2020). Reshaping educational systems to realize the promise of inclusive education. FIRE: Forum for International Research in Education, 6(1), 8-23.

[2] Sailor, W., Zuna, N., Choi, J. H., Thomas, J., McCart, A., & Roger, B. (2006). Anchoring schoolwide positive behavior support in structural school reform. Research & Practice for Persons with Severe Disabilities, 31(1),18-30.

[3] Hemmeter, M. L., Snyder, P. A., Fox, L., & Algina, J. (2016). Evaluating the implementation of the pyramid model for promoting social-emotional competence in early childhood classrooms. Topics in Early Childhood Special Education, 36, 133–146. https://doi.org/10.1177/0271121416653386

[4] Stanton-Chapman, T. L., Walker, V. L., Voorhees, M. D., & Snell, M. E. (2016). The Evaluation of a Three-Tier Model of Positive Behavior Interventions and Supports for Preschoolers in Head Start. Remedial and Special Education, 37(6), 333–344. https://doi.org/10.1177/0741932516629650

[5] Robbins, S.H., Bucholz, J.L, Varga. M.A. & Green, K.B. (2022). Promoting inclusion in preschool with program-wide positive behaviour supports. International Journal of Inclusive Education, 26(4), 397-414. DOI: 10.1080/13603116.2019.1666169

[6] Melekoglu, M., & Diken, I. H. (2022). The effectiveness of school-wide positive behavioral interventions and supports in early childhood settings: A mixed model research. International Online Journal of Primary Education (IOJPE), 11(1), 109-135. https://doi.org/10.55020/iojpe.1052521

[7] Yoder, M.L., & Williford, A. (2019). Teacher perception of preschool disruptive behavior: Prevalence and contributing factors. Early Education and Development, 30(7), 835-853. https://doi.org/10.1080/10409289.2019.1594531

[8] Vasileva, M., Graf, R., Reinelt, T., Peterman, U. & Peterman, F. (2021). Research review: A meta-analysis of the international prevalence and comorbidity of mental disorders in children between 1 and 7 years. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 62(4), 372-381. doi:10.1111/jcpp.13261

Os Modelos Pirâmide na Construção de Contextos Inclusivos em Educação de Infância

Miguel Santos

É professor na ESE/IPP, na área de Educação Especial e Inclusão. Tem doutoramento em Psicologia da Educação pela Universidade do Minho. Tem lecionado disciplinas sobre desenvolvimento humano típico e atípico e educação especial e inclusão. Os seus interesses profissionais centram-se na promoção da participação na vida em sociedade de todas as pessoas, independentemente das suas características, ao longo do seu ciclo de vida.

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