Como organizar o ambiente educativo e a rotina para explorar a linguagem escrita?

Como organizar o ambiente educativo e a rotina para explorar a linguagem escrita?

O envolvimento de crianças de idade pré-escolar em oportunidades de escrita inventada melhora as suas competências linguísticas e, consequentemente, a aquisição formal da linguagem escrita que deverá ocorrer no primeiro ciclo. Com base em investigações realizadas em Portugal [1] apresentamos propostas sobre como organizar o ambiente educativo para promover oportunidades de estimulação adequadas à aquisição… Continuar a ler

“Os meninos podem escolher o que querem fazer”: o direito de participação em salas de jardim de infância

“Os meninos podem escolher o que querem fazer”: o direito de participação em salas de jardim de infância

Esta sala é muito bonita porque a professora ouve os meninos. Os meninos podem escolher o que querem fazer e podem fazer o que querem (A., 5 anos). O direito de participação das crianças tem ganho progressivo reconhecimento e visibilidade em diversos domínios do saber. No domínio da investigação esta é uma temática recente. No… Continuar a ler

7 razões para ler “Primeiros Anos”, um blogue sobre educação de infância

7 razões para ler “Primeiros Anos”, um blogue sobre educação de infância

Chegou o “Primeiros Anos“! Organizámos este blogue para dar a conhecer, de uma forma acessível e útil, resultados da investigação e práticas recomendadas em educação de infância. Estamos particularmente interessados/as em ajudar profissionais de educação de infância a promover a inclusão de todas as crianças e a inovar as suas práticas pedagógicas. “Porque é que… Continuar a ler