Chegou o “Primeiros Anos“! Organizámos este blogue para dar a conhecer, de uma forma acessível e útil, resultados da investigação e práticas recomendadas em educação de infância. Estamos particularmente interessados/as em ajudar profissionais de educação de infância a promover a inclusão de todas as crianças e a inovar as suas práticas pedagógicas. “Porque é que devo ler o blogue Primeiros Anos?”, podem perguntar os/as nossos/as potenciais leitores/as. Aqui ficam algumas razões:

1. Obter informação gratuita e atualizada sobre práticas pedagógicas inclusivas

No blogue “Primeiros Anos” encontrarão semanalmente mensagens sobre tópicos relevantes em educação de infância, tais como a transição para a creche, o trabalho com profissionais das equipas locais de intervenção precoce, a promoção da linguagem e da literacia, e os direitos das crianças. Estas mensagens baseiam-se nos dados mais recentes da investigação desenvolvida em Portugal, na Europa e no resto do mundo, incluindo resultados sobre a eficácia de determinadas estratégias e programas de intervenção. Para muitos/as profissionais de educação de infância, a inclusão de crianças com incapacidades, de crianças de meios desfavorecidos, de crianças imigrantes ou provenientes de minorias étnicas é particularmente desafiante. Por essa razão, a identificação de práticas com efeitos positivos na inclusão destas crianças será uma prioridade.

2. Conhecer práticas pedagógicas inovadoras e eficazes

No blogue “Primeiros Anos” poderão conhecer práticas pedagógicas inovadoras que contribuem para o desenvolvimento e o bem-estar das crianças. Será dada prioridade a práticas pedagógicas bem fundamentadas e que tenham demonstrado efeitos positivos em contexto de creche e de jardim de infância, para que se possam inspirar e avançar com confiança.

3. Encontrar novos desafios

No blogue “Primeiros Anos” poderão encontrar novas ideias para testar na vossa sala ou com o vosso grupo de crianças. Os/as autores/as das mensagens incluirão regularmente sugestões práticas, bem como sugestões de reflexão que poderão estimular mudanças na forma como os/as profissionais planeiam, trabalham, colaboram e avaliam o trabalho desenvolvido.

4. Fazer parte de uma comunidade de reflexão sobre educação de infância

Para além de saberem sempre quem escreveu as mensagens do blogue “Primeiros Anos”, e de poderem contactar os/as autores/as, poderão ainda acompanhar os comentários de outros/as leitores/as, bem como contribuir com os vossos comentários para a reflexão conjunta. Os/as autores/as das mensagens e os/as leitores/as poderão refletir em conjunto sobre todas as mensagens e respetivos tópicos, incluindo as condições em que determinada prática ou intervenção funciona, ou não, no dia-a-dia. Ao longo do tempo, autores/as e leitores/as criarão naturalmente uma comunidade de reflexão e de partilha de perspetivas e experiências. Enquanto leitores/as, poderão ainda propor tópicos de reflexão e, eventualmente, submeter mensagens da vossa autoria.

5. Conhecer as opiniões fundamentadas de diferentes profissionais

No blogue “Primeiros anos” contaremos com o contributo de diferentes atores, incluindo docentes das Escolas Superiores de Educação, investigadores/as, coordenadores/as pedagógicos/as em creche ou jardim de infância, orientadores/as de estágios curriculares e educadores/as de infância. Todos os contributos se baseiam em investigação recente e relevante e/ou em experiências pedagógicas bem-sucedidas. Contudo, cada autor/a partilhará igualmente as suas reflexões individuais, incluindo dúvidas e preocupações, considerando o impacto das suas posições e sugestões nas práticas pedagógicas nos contextos reais e nas rotinas diárias.

6. Participar nos debates atuais em educação de infância

No blogue “Primeiros Anos” poderão encontrar mensagens sobre tópicos sensíveis ou potencialmente controversos que definem os debates atuais em educação de infância. Recorrendo aos resultados da investigação, os/as autores/as partilharão as suas posições e lançarão desafios para que os/as leitores/as possam refletir sobre essas temáticas de forma mais fundamentada. Poderão participar no debate, partilhando as vossas próprias posições e reflexões e questionando autores/as e outros/as leitores/as.

7. Desfrutar e encontrar inspiração

No blogue “Primeiros Anos” pretendemos abordar temáticas importantes em educação de infância de forma prazerosa e interessante, com um estilo de escrita personalizado, apostando na proximidade com os/as profissionais de educação de infância e na utilidade prática dos conteúdos. Queremos que bloguistas e leitores/as desfrutem da escrita e/ou da leitura e se inspirem mutuamente! Será uma caminhada conjunta…

 

Cecília Aguiar, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa

7 razões para ler “Primeiros Anos”, um blogue sobre educação de infância
Marcações

Cecília Aguiar

Professora Associada no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, na área de Psicologia. Os principais interesses de investigação incluem a qualidade em contexto de creche e jardim de infância, a intervenção precoce na infância e o desenvolvimento social das crianças. Apaixonada por literatura infantil.

3 comentários sobre “7 razões para ler “Primeiros Anos”, um blogue sobre educação de infância

  • 26/09/2018 at 13:43
    Permalink

    Obrigada pela iniciativa! Pela partilha enriquecedora e pela inspiração e aprendizagens que necessariamente serâo “inevitáveis” e constantes!!

    Parabéns e votos de bom trabalho !!

    Responder
  • 27/09/2018 at 22:16
    Permalink

    Ficarei aguardar as vossas (preciosas) partilhas!

    Responder
  • 05/11/2018 at 19:57
    Permalink

    Parabéns pela iniciativa.
    Articular o que a investigação conclui com a sua aplicação na vida prática é essencial e nem sempre está disponível para todos os interessados.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *