2024 começou com uma excelente notícia para a comunidade da educação de infância: As Orientações Pedagógicas para Creche (OPC) estão disponíveis para consulta pública [1].

Através deste processo, pretende-se “promover uma reflexão alargada e potenciar a participação da sociedade em geral neste processo” [1]. Assim, até 16 de fevereiro de 2024, todos/as são chamados/as a partilharem os seus contributos sobre este documento tão desejado e necessário.

Com os seus comentários, educadores/as de infância, coordenadores/as pedagógicos/as, auxiliares de educação, investigadores/as, docentes que formam profissionais de educação de infância, pediatras, mães e pais, e muitos outros, a título individual ou institucional, podem ajudar a assegurar que as OPC:

  • Respondem às necessidades das crianças, das famílias, dos/as profissionais e da comunidade, considerando os atuais e múltiplos desafios societais.
  • Refletem os princípios e fundamentos da pedagogia da infância.
  • Refletem as melhores evidências científicas disponíveis e as recomendações internacionais no âmbito da educação entre os 0 e os 3 anos de idade.
  • Reconhecem e valorizam os papéis dos múltiplos intervenientes que influenciam ou são influenciados pelas circunstâncias e características das crianças mais novas.
  • Reconhecem, valorizam e respondem à diversidade nas crianças, famílias e comunidades, nas suas múltiplas dimensões.
  • São claras, coerentes e bem estruturadas.

O processo de discussão pública do Currículo Nacional Finlandês de 2016 permitiu reunir mais de 4000 comentários, demonstrando a existência de canais abertos de comunicação, mas também a mobilização da sociedade finlandesa para a coconstrução do seu currículo [2, 3].

Que a comunidade da educação de infância portuguesa se mobilize também neste processo inerentemente democrático e estruturante! Fica o desafio para os leitores do PrimeirosAnos.pt.

Referências

[1] Marques, A. (Coord.), Azevedo, A., Marques, L., Folque, M. A., Araújo, S. B. (2024). Orientações pedagógicas para creche (Documento em consulta pública). Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação (DGE)

[2] Levinthal, C., Kuusisto, E., & Tirri, K. (2021). Finnish and portuguese parents’ perspectives on the role of teachers in parent-teacher partnerships and parental engagement. Education Sciences, 11(6), 306. https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1300971.pdf

[3] Lähdemäki, J. (2019). Case study: The Finnish National Curriculum 2016—A co-created national education policy. In Cook, J.W. (Ed.), Sustainability, human well-being, and the future of education. Palgrave Macmillan, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-319-78580-6_13

Orientações Pedagógicas para Creche: Comentar é contribuir!

Cecília Aguiar

Professora Associada no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, na área de Psicologia. Os principais interesses de investigação incluem a qualidade em contexto de creche e jardim de infância, a intervenção precoce na infância e o desenvolvimento social das crianças. Apaixonada por literatura infantil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *