Adaptado da publicação original de Ruth Heuvelman no EarlyYearsBlog.eu.

A leitura conjunta é muito benéfica para o desenvolvimento da linguagem, especialmente para os bebés. De acordo com a investigação, a leitura conjunta deve iniciar-se desde cedo [1]. Se começar a ler desde cedo, os benefícios refletem-se a curto e longo-prazo.

Melhores resultados em linguagem e vocabulário

“BoekStart” é um programa holandês que incentiva crianças dos 0 aos 4 anos e respetivas famílias a lerem livros em conjunto. Surgiu da ideia de que ler um livro em conjunto desde tenra idade fortalece o vínculo entre pais/mães e crianças, sendo inspirado no BookStart no Reino Unido [2]. Uma das questões de investigação do estudo holandês BoekStart era se a linguagem das crianças se desenvolvia mais rapidamente como resultado da leitura conjunta de livros com os/as pais/mães. Os resultados mostraram que os bebés cujas famílias liam com eles antes dos oito meses de idade apresentavam pontuações mais altas em literacia. Aos 15 meses, essas crianças já tinham um vocabulário melhor e os benefícios de começar cedo com a leitura de livros eram ainda mais pronunciados aos 22 meses.

A leitura conjunta de livros é um estímulo importante para o desenvolvimento da linguagem. Os livros contêm imagens e palavras que muitas vezes não se veem nem se usam no dia-a-dia. Ler essas palavras às crianças contribui para aumentar o seu vocabulário. Além disso, os adultos costumam usar uma linguagem mais complexa durante a leitura do que durante a brincadeira [3]. Envolver-se precocemente na leitura conjunta de livros com as crianças pode assim aumentar as suas oportunidades de aprendizagem de vocabulário mais amplo desde a primeira infância.

Particularmente vital para crianças com temperamento “difícil”

O estudo referenciado acima também procurou perceber quais os bebés que beneficiavam mais com a leitura conjunta com os/as pais/mães. Os resultados indicaram que os bebés com um temperamento “difícil” beneficiaram mais do Boekstart [4]. Crianças com um temperamento mais “difícil”, que choram muito durante as atividades diárias, geralmente têm menos oportunidades de leitura conjunta do que crianças com um temperamento “fácil”.

Devido ao BoekStart, as famílias ficaram mais inclinadas a ler com os/as seus/suas filhos/as, apesar do seu comportamento “mais difícil”. Como resultado, as diferenças a nível da frequência de leitura conjunta entre crianças com temperamento “difícil” e temperamento “mais fácil” desapareceram. Além disso, as crianças com temperamento “mais difícil” participantes no programa “BoekStart” demonstraram melhores resultados a nível do vocabulário do que crianças com o mesmo perfil de temperamento que não tiveram oportunidade de beneficiar do programa.

Efeitos positivos e duradouros no desempenho e motivação para a leitura

A primeira fase importante no processo de aprendizagem da leitura ocorre nos primeiros anos de vida. É durante este período que se estabelecem as bases para o desenvolvimento da linguagem e da leitura, bem como do prazer da leitura. Os bebés, as crianças pequenas e em idade pré-escolar que têm oportunidades de leitura conjunta e mais interações verbais com adultos têm vantagem no desenvolvimento da linguagem [5]. As crianças continuarão a beneficiar desta vantagem pelo resto das suas vidas. Ler com crianças pequenas, portanto, tem efeitos positivos e duradouros no desempenho e motivação para a leitura.

Criar um ambiente de leitura estimulante é fundamental

Para garantir que as crianças pequenas têm oportunidades de leitura conjunta e começam a ler por iniciativa própria quando forem mais velhas, é importante criar um ambiente estimulante. Certifique-se de que existem livros ao alcance das crianças que correspondam às suas experiências e interesses. Apoie as crianças na escolha e leitura dos livros. Como pai/mãe ou educador/a, desempenhe um papel importante na organização do ambiente. Disponibilize uma área de leitura atraente onde as crianças possam aceder facilmente aos livros. Além disso, estabeleça um momento diário de leitura. Pode também incorporar esse momento na rotina diária, por exemplo, antes de dormir, durante as refeições ou no final do dia. E não se esqueça de tornar a leitura divertida! Isso ensina às crianças que ler livros é divertido. Dessa forma, pode estabelecer as bases para uma vida inteira de prazer na leitura.

Em resumo, os 5 benefícios da leitura com bebés:

  • A leitura conjunta de livros fortalece o vínculo entre o adulto e a criança.
  • Crianças que têm oportunidades regulares de leitura conjunta têm um vocabulário mais amplo.
  • Bebés com temperamento “difícil” beneficiam particularmente da leitura conjunta, aumentando o seu vocabulário.
  • Ler com crianças pequenas tem efeitos positivos e duradouros no desempenho e na motivação para a leitura.
  • As crianças que aprendem que a leitura é divertida têm mais probabilidade de lerem por iniciativa própria quando forem mais velhas.

Tradução e adaptação de Carla Peixoto.

Referências

[1] De Bondt, M., Willenberg, I. A., & Bus, A. G. (2020). Do book giveaway programs promote the home literacy environment and children’s literacy-related behavior and skills? Review of Educational Research, 90, 349-379.

[2] In Europe and around the world there are several programs related to the original BookStart program. An overview of these programs can be found on: https://www.booktrust.org.uk/about-us/booktrust-affiliates/affiliates-in-europe/

[3] Demir-Lira, Ö. E., Applebaum, L. R., Goldin-Meadow, S., & Levine, S. C. (2019). Parents’ early book reading to children: Relation to children’s later language and literacy outcomes controlling for other parent language input. Developmental Science, 22.

[4] Van den Berg, H., & Bus, A. G. (2014). Beneficial effects of BookStart in temperamentally highly reactive infants. Learning and Individual Differences, 36, 69-75.

[5] Moore, M., & Wade, B. (2003). Bookstart: A qualitative evaluation. Educational Review, 55, 3-13.

5 benefícios da leitura com bebés

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *